Slide1Sob diferentes  codinomes o azul é lindo. Com inúmeras e diferentes gradações de tons traz aquela sensação boa de aconchego. É como se um céu entrasse em nossa casa. Segundo os especialistas,  o azul aparece como a cor favorita de 60% da população mundial.

É uma cor que relaxa, acalma e esfria.  A cor possui  forte significado por estar relacionado com o céu e o mar. Por isto é uma cor muito presente em nossa memória  afetiva. Seja  usando o azul nas paredes, nos móveis, nos objetos  e utensílios, tem o poder de pacificar os ambientes.

Seja liso, listrado, estampado, xadrez, a cor nunca perde o posto na casa. São muitas as nuances. Algumas muito conhecidas, como o índigo (jeans)  posicionado no arco-íris entre o  azul e o violeta.  Na versão escura, remete à integridade e lealdade. A mistura com o amarelo é indicada por ativar a mente e a intuição e também por ser um tom quente que ajuda a esquentar a decoração.

É preciso, porém, atenção ao usá-lo, porque é um matiz que pode acentuar a melancolia em quem já tem essa característica acentuada. Mas qual o problema de um pouco de melancolia, não é mesmo?